Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Visão holística da Presunção de Inocência.

há 6 anos

Muito se discute sobre a presunção de inocência constitucional, que exige informações a respeito, com o fito de pacificar o entendimento sobre o assunto.

Segundo o significado da palavra presunção, um substantivo feminino, é o ato de se presumir; é um julgamento baseado em indícios, aparências; suposição que se tem por verdadeira.

Logo, a Constituição garante a “presunção”, enquanto ela existe no mundo jurídico. Se o Poder Judiciário não comete erro, nem ilegalidade, nem abuso de poder na instrução e nos julgamentos em 1ª e 2ª Instâncias, e, conclui comprovadamente que NÃO HÁ INOCÊNCIA, respeitando o princípio do devido processo legal, então, não existe nenhuma "PRESUNÇÃO" de inocência. Não existir INOCÊNCIA, é o mesmo que o NADA jurídico. Nenhuma lei pode garantir o NADA. Por outro lado, o que existe é a "CERTEZA" de culpabilidade.

Daí, não se pode dizer que há presunção de inocência, não transitada em julgado, tão-somente, em sentido formal, como infelizmente é o formalismo exagerado tão defendido por alguns operadores do direito, e cujo defeito é tão grave, e tão cometido nos julgados dos Tribunais, que se apegam em formalidades absurdas, em detrimento da ESSÊNCIA do direito e da justiça!

Quando os atos ilícitos são cominados na função de agente público, a responsabilidade é objetiva, o que independe de dolo ou culpa.

E, quando há ilegalidade ou abuso na coisa julgada, esta coisa é ilícita, provocando o direito contra ela, fundando-se em matérias de direito, que podem ser revistas e julgadas pelos Tribunais Superiores!!!!!

No caso de HC indeferido e estacionado nas instâncias inferiores, pode-se interpor Medida Cautelar no STJ e STF, contra tais instâncias!!

Destarte, não há de se falar que uma ordem de prisão em segunda instância é um ato inconstitucional! Se houver algo errado no processo, os tribunais superiores podem e devem corrigir!

A Ciência do Direito não se resume à aplicação do que a lei prescreve. Ela vai muito além disso. É necessário conhecer como nasce uma regra jurídica, especialmente, quanto à validade dos atos jurídicos, o que exige muito conhecimento, nos mesmos moldes das ciências lógicas e razoáveis.

  • Sobre o autorRevolucionário
  • Publicações5
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações97
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/visao-holistica-da-presuncao-de-inocencia/564004703

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabens Doutor.....O que o senhor acha sobre a melhor forma de governos de Montesquieu. continuar lendo

Obrigado Edson pelo incentivo... precisamos mesmo praticar a gentileza e o elogio à razão científica. Assim, poderemos mudar os costumes de tantas injustiça. E, para o Século XXI, e para o Brasil, com vistas à evolução da nação, precisamos fazer a DIFERENÇA, fazendo diferente de outros povos, porque, nosso povo precisaria de muitos anos de educação, para evolução das geração presente. Isto significa, que podemos fazer diferente, sendo vanguardistas, mudando nosso sistema democrático representativo para a Democracia Direta, em vista da alta tecnologia de comunicação, e, sobretudo, porque a extensão de nosso território é continental, além da capital nacional estar longe das massas populacionais, propositadamente, para o poder se ver longe das cobranças do povo. Não! Não existe um país com o sistema democrático de participação direta dos cidadãos e da sociedade. Isso é ser diferente. A humanidade só evoluiu quando os homens decidem ser genuínos, inovadores, audaciosos, e, sobretudo, conscientes das máximas cristãs, que Max Weber e outros estudiosos deixaram para nós, um legado de conhecimento capaz de promovermos uma sociedade verdadeiramente livre, justa, solidária, fraterna, misericordiosa, enfim, preocupada com a evolução humana, em busca da preservação e evolução do mundo em benefício das futuras gerações. Nosso povo se tornaria grande e poderoso em pouco tempo, se compreendesse o quão importante é a capacidade humana de evoluir e aprimorar os seus destinos, de sobrevivência pacífica com o mundo, especialmente, com os seus!!! E, nosso povo é sui generis em relação à mais eclética miscigenação, o que é propício à evolução da natureza humana, em todos os sentidos!! continuar lendo

"Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte! ... Mas, se ergues da" justiça "a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte" continuar lendo

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Mateus 5:6-10
Valeu Nilson!! continuar lendo